top of page
  • Writer's pictureAngèle Berdat

Lipoaspiração associada a radiofrequência dá mais firmeza a pele





Força total contra a flacidez: tecnologia da radiofrequência bipolar associada à lipoaspiração pode favorecer maior firmeza da pele


Especialista e membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica explica que a retração da pele pode ser até 50% maior no local lipoaspirado, proporcionando melhores resultados sem cicatriz, mas o uso deve ser avaliado caso a caso


Uma das grandes preocupações de quem opta pela lipoaspiração para atingir as medidas e a aparência desejada é a flacidez da pele após o procedimento, ocasionada em alguns casos pela retirada de gordura em excesso. Uma série de inovações vêm sendo pesquisadas nos últimos anos não só para combater esse efeito, mas também para permitir o tratamento minimamente invasivo de pequenas áreas que não demandam a lipo, somente uma maior firmeza. A aplicação da tecnologia de radiofrequência é destaque nessa área, com evidências científicas de uma retração de até 40% - 50% maior da pele tratada.


“A lipoaspiração assistida por radiofrequência, popularmente conhecida como BodyTite, é mais um recurso que podemos considerar na hora de avaliar o que melhor atende às demandas do paciente, mas sua procura vem crescendo pelos resultados positivos, cientificamente consolidados, e baixo nível de risco, por ser uma intervenção minimamente invasiva”, explica Leandro Faustino, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Após a aspiração da gordura, fazemos a inserção do dispositivo específico, que tem duas ponteiras, uma que vai por dentro e outra por fora da pele, e a radiofrequência aquece as moléculas de colágeno, fazendo com que fiquem menores e favorecendo a contração”, esclarece o especialista.


De acordo com Faustino, como tudo pode ser controlado e programado no equipamento, inclusive os limites para o nível de aquecimento das moléculas, o procedimento é bastante seguro. “Uma dúvida comum entre os pacientes é se esse é um procedimento que pode ser feito no consultório ou somente no hospital, mas essa questão está mais relacionada à extensão de pele que vamos tratar do que à tecnologia em si”, aponta o cirurgião. “Se estamos falando, por exemplo, da lipoaspiração de uma papada, pode ser feito na clínica, desde que ela esteja credenciada para este tipo de atendimento”, diz. “Mas se é uma área maior, a recomendação é fazer no hospital mesmo”.


O especialista ressalta que a técnica também traz bons resultados se for associada à lipo HD, onde o objetivo é a maior definição dos contornos corporais. “Aqui a radiofrequência entra para o toque final, depois que modelamos as partes do corpo que o paciente deseja definir, passamos o equipamento para realizar essa contração e potencializar a aparência final, em geral temos obtido uma evolução bem interessante”, revela Faustino. “Mas é preciso também que o cirurgião seja bem transparente com o paciente e avalie se esse recurso de fato é útil”, alerta. “Nos casos em que seria recomendada a abdominoplastia, por exemplo, a radiofrequência não vai resolver, ainda não existe nada mais eficaz para a pele flácida do que a remoção cirúrgica, claro, mas o que se busca com recursos como esse são alternativas viáveis sem grandes cicatrizes, por isso é fundamental que o médico analise caso a caso sua aplicação”, conclui.


*Sobre Leandro Faustino*

Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e com residência em cirurgia plástica na UNIFESP, passou parte de sua residência no mundialmente famoso Massachussets General Hospital, da Universidade de Harvard, nos EUA. Dr. Leandro Faustino coleciona especializações em instituições renomadas brasileiras e internacionais que possibilitam que ele realize com excelência mais de 30 procedimentos estéticos e de reconstrução.

É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, possui Mestrado em Cirurgia Plástica pela UNIFESP e pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos Estéticos no Hospital Israelita Albert Einstein. Ao longo de sua carreira coleciona prêmios e homenagens, com formação e experiências complementares nos Estados Unidos, em Dubai e na Áustria. É autor de artigos científicos, capítulos de livros e artigos em revistas de grande circulação na mídia. Atualmente, faz parte do quadro médico de renomados hospitais como Sírio Libanês e Albert Einstein e Human Clinic.


Saiba mais:

Site: https://doutorleandrofaustino.com.br

Instagram: @drleandrofaustino



Recent Posts

See All

コメント


bottom of page