top of page
  • Writer's pictureAngèle Berdat

No pico da pandemia a Gol e entidades de turismo levam influenciadores digitais a Foz do Iguaçu





- Dia19 de junho, na sexta feira. O Brasil supera chegando a 50 mil de dolorosas mortes por Covid-19 segundo os dados do consórcio de imprens a.


- Dia 19 de junho de 2020, sexta feira duas influenciadoras digitais embarcam em um voo da Gol de Guarulhos a Foz do Iguaçu para estimular viagens domésticas em uma campanha recém-criado o Movimento Supera Turismo.


- E ainda 19 de junho em Foz do Iguaçu, que reabrira as principais atrações turísticas no dia 10, supera seu número de covid-19. São registrados 48 casos, um aumento de 95% em relação ao recorde anterior, de 15 de junho.



 

Este final de semana as redes sociais das áreas de turismo, produtores de conteúdo de marca e mídia digitais viram como razões erradas o que as influenciadoras fizeram.


Neste período onde na mesma semana batemos o pico de 50 mil mortos por um vírus onde nem se quer temos como saber quem está contaminado do nosso lada.



 

"Milhões de pessoas no país dependem direta ou indiretamente do turismo. E outros tantos não veem a hora de viajar novamente a lazer. Mas recuperar a segurança para passear não depende apenas de abertura de atrações, promoções de passagens aéreas ou de ações de marketing como a criada pelo Supera Turismo"


 

As viagens patrocinadas para influenciadoras uma delas levando o filho de 10 anos foi vista como um marketing negativo, varias notas de repúdio informais no Instagram e twitter delas foram deixadas, alguma apagadas.


Até que ponto o fato de trabalhar com divulgações, mídias digitais possa ser normal colocar a produção de conteúdo a cima da vida


Sou mãe, sou empresária, trabalho com o Turismo, criadora de conteúdo e trabalho como influenciadora digital.


Em meio a tanta informação sobre o que está acontecendo no mundo, nem uma viagem nacional ou internacional serão realizadas tão cedo.


Podemos e não devemos deixar de pensar que tudo vai passar e vamos poder voltar ao normal.


O Turismo vai voltar no tempo certo.


Já estão sendo tomados todos os procedimentos para que o turismo possa ser seguro de agora em diante.


Porém não vai adiantar nada fazer uma propaganda onde em meio ao aumento do pico uma simples viagem de promoção ao destino se vira contra a tudo que estamos tentando fazer.


O ficar em casa, se cuida e cuidar com o próximo hoje é muito mais importante.

O viver e tentar sobreviver é o foco.


Como falei sou mãe, de um menino lindo de 4 anos. Onde dês do início da quarentena, estou com ele em casa, longe da escola, parentes e qualquer lugar que possa contamina-lo, o porque levar um filho de 10 anos para um passeio que também temos constatado que não vão abrir para os passeios.


Não entendo até que ponto para ter matéria tem que quebrar a quarentena, colocar em risco sua própria vida ou a dos outros.


O Turismo vai voltar, podemos criar e continuar incentivando com outro tipo de propaganda, mas tudo com bom senso neste momento.


Viver, temos que viver.


Eu trabalho e crio os conteúdos em casa no home office.

E não vou deixar de trabalhar o turismo nem o marketing de influencia mas agora em casa.



 












 


O que é o Movimento Supera Turismo


No Brasil, o turismo representou 8,1% do PIB em 2019. Este ano, segundo previsão da Fundação Getúlio Vargas em abril, a queda no setor deve ser de 39%.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) estimou, também em abril, que mais de 100 milhões de pessoas perderão seus trabalhos na área este ano em todo o mundo (em 2019 o turismo representou 10,4% do PIB mundial).


O setor é um dos mais afetados pela pandemia, inclusive no Brasil. Não é ruim a ideia de estimular o turismo doméstico quando for seguro viajar. Mas este momento não chegou, e ainda não sabemos quando chegará.


O Movimento Supera Brasil foi lançado em 1º de junho e reúne as entidades mais importantes da área, como a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Estas três assinam o vídeo de apresentação do projeto. O Conselho Consultivo reúne nomes conhecidos do setor e um representante do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Entre os apoiadores estão empresas como Gol, Cartões Aluguel de Carros. A iniciativas tem a parceria dos canais de televisão e rádio da Bandeirantes, da mídia especializada e de nove influenciadores.


O site do movimento tem a lista completa de organizadores, apoiadores e participantes. Até agora não houve manifestação de nenhum deles sobre o timing da viagem a Foz do Iguaçu.

Ana Paula Passarelli, conhecida como Passa, especialista em marketing de influência e COO da Brunch Agency, publicou um thread no twitter @apassarelli, no dia 20 de junho, sobre “como fazer um marketing de influência muito errado”: “No dia que chegamos em um milhão de casos de covid-19 a @VoeGOLoficial manda influenciadora pra fazer turismo”. Em seguida Passa destaca um ponto fundamental: “O discurso da retomada não é sobre experiências, mas sobre cuidado, empatia e, sobretudo segurança”. Conclusão: “Tudo o que ficou de residual dessa ativação foi que nenhuma das marcas envolvidas entendeu o estado atual do país e tentou se valer do discurso de ‘retomada’ no pior momento.”



Alguns dados estrai da matéria escrita pela Jornalista Carla Lencastre para o Projeto Colabora

Comments


bottom of page