top of page
  • Writer's pictureAngèle Berdat

O saguãodo Centro de Convivência em Campinas recebe entre os dias 10 e 12 de outubro uma invasão de



Um dos animatronics da exposição O saguão do Centro de Convivência em Campinas recebe entre os dias 10 e 12 de outubro uma invasão de animais gigantes. Barata de 80 centímetros com sensores, aranha gigante, ratão mutante, uma onça fugindo do fogo e mais uma série de animais mecatrônicos estarão no saguão do Teatro do Centro de Convivência Cultural, em meio às obras que tiveram início nesta semana. É a Instalação e Mostra de Arte “Medos & Nojos”, do renomado artista plástico Jésus Sêda, conhecido pela criação de bonecos e mupets, como os do “Castelo Rá-Tim-Bum”. A instalação começou nesta terça-feira. A mostra estará em cartaz de sábado a segunda, das 9h às 14h, no horário da Feira Hippie. A visitação é gratuita. No local, os visitantes ficarão frente a frente com insetos gigantes e animais que se movem por meio de sensores de aproximação e são animatronics. O bonequeiro Jésus Sêda (Castelo Rá-Tim-Bum, Louro José e uma quantidade imensa de bonecos na TV) traz novas propostas de bonecos mecatrônicos. Jucan Camargo (pintor, figurinista e cenógrafo de espetáculos de teatro e dança) traduz a ambientação necessária à cena. “O momento mundial, conectado à covid-19, transformou as intenções, desejos e expectativas do mundo, exigindo um re-olhar de nossas posturas, uma reinvenção. Neste momento entra a arte para acolher e acalmar os espíritos, sem deixar de ser questionadora, de provocar, de trazer à tona novas e velhas raízes”, reflete Sêda.

Local De acordo com os artistas, a utilização do saguão do Centro de Convivência se mostrou adequada já que o local irá passar por uma grande obra após o término da Mostra. “É uma transição de momentos, onde a arte deve se manter presente: uma instalação de arte, aproveitando o ambiente desativado, de certa forma nos despedindo desta fase do espaço, para abraçar a nova que virá”, destaca Camargo. Para Sêda, a mostra, que seguirá rigorosamente os protocolos de saúde, "traz à tona os medos e nojos enraizados, num momento propício para repensá-los e transformá-los, desde o espaço onde habitam e são expostos, para o reconhecimento de que fazem parte da evolução natural".

Ficha Técnica Jésus Sêda – criação, produção e realização, criaturas animatrônicas Jucan Camargo – cenografia e ambientação Alexandre Farias – Assistente de cenografia Priscila Martins – Coordenadora de elenco Ana Paula Geremias - Comunicação Walter Barthman – vídeo e sonorização Daniel Dias e Gleice Severo – iluminação Lilian Lazarette - assistência de produção

Serviço Instalação e Mostra de Arte "Medos & Nojos", de Jésus Seda.

Quando: de 10 a 12/10, sexta a segunda, das 9h às 14h.

Onde: Centro de Convivência Cultural (Praça Imprensa Fluminense, s/n. Campinas/SP). A visitação seguirá todos os protocolos de saúde.

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page