top of page
  • Writer's pictureAngèle Berdat

O verdadeiro swing dos bailes blacks do Funk Como Le Gusta agita a pista do Brasuca, neste sábado

FCLG promove animadas jam sessions nas quais os integrantes misturam funk, samba, soul, ritmos latinos, música eletrônica e jazz


Com uma trajetória que se confunde com a história da música preta brasileira, FUNK COMO LE GUSTA, conhecida por promover tradicionais ”bailes blacks” e por participações memoráveis com artistas da Black Music, chega a Campinas trazendo todo o balanço ao Brasuca Multicultural, no dia 14 de outubro, com ingressos à venda a partir de R$30. 

O show feito inteiramente para dançar, carrega muito swing e DNA dos artistas que foram sucesso nesses mais de 20 anos de banda, como Paula Lima, Sandra de Sá, Gerson King Combo, Jorge Ben, Daúde, Dj Hum, entre outros.

Dona de um estilo único, a banda junta funk norte-americano da década de 1970, após fases de flerte mais acentuado com ritmos brasileiros e latinos, como o samba-rock, o sambalanço e o afro-cuban jazz. FCLG conquistou sucesso e respeito da crítica e público através das gravações, shows, turnês internacionais e pelas inúmeras participações nos maiores programas de música brasileira.

Entre os maiores destaques está a regravação da música “16 Toneladas”. A versão de Noriel Vilela para o clássico Sixteen Tons (Merle Travis) ganhou da banda, em 1999, um novo arranjo e até hoje é sucesso nas pistas e playlists. Com mais de 1 milhão de plays, virou vinheta para rádios e até coreografia da funkeira Anitta.

Sempre ganhando regravações inspiradas na versão da banda, “Olhos Coloridos” tornou-se um clássico com participação de Sandra de Sá e também na voz de Paula Lima, que na época fazia parte do FCLG. Sem dúvidas é um dos hits mais aguardados dos bailes.

O FCLG também influencia muitos artistas da nova geração, que em seus discos e shows, convidam seus arranjadores para compor suas obras. Rael, Black Alien, Wilson Sideral, Rubel, Iza, Rincon Sapiência, Jota Quest são alguns exemplos. 

História

Em 1999, o grupo criou uma “jam session” chamada Funk Como Le Gusta, e após as primeiras festas, foram convidados por um selo para gravar, ao vivo (no estúdio), e assim a famosa balada Paulistana daria nome à banda.

O disco “Roda de Funk” lançado no mesmo ano, tem participações de artistas como Paula Lima, Thaíde, Elza Soares, Black Alien, Sandra de Sá e Fernanda Abreu, entre outros. Desse encontro resultou um caminho de muitos shows, festas e bailes, com uma lista enorme de artistas consagrados do cenário. 

Na formação da banda integrantes fundadores como o trombonista Maestro Tiquinho, Kuki Stolarski na bateria, Sérgio Bartolo no baixo, Reginaldo 16 no trompete e Hugo Hori no sax e flauta, Kito Siqueira também no sax, além dos contemporâneos Eron Guarnieri (piano, teclado e voz), Renato Galozzi (guitarra e voz), Gustavo Cecc (percussão), Paulinho Viveiro (trompete), Marcelo Pereira (Sax), músicos que em paralelo circularam e circulam pelo Brasil ao lado de artistas como Zeca Baleiro, Alaíde Costa, Karnak, Seu Jorge, Jota Quest, Chico César, Elza Soares, Bixiga 70, Jorge Ben, Clube do Balanço, Gal Costa e muitos outros. 

SERVIÇO:

Funk Como Le Gusta 

Onde: Brasuca Multicultural  

Quando: 14 de outubro, sábado, a partir das 20h.


O Brasuca Multicultural fica na Avenida Santa Isabel, 800, Barão Geraldo, Campinas/SP. 

Comments


bottom of page