top of page
  • Writer's pictureAngèle Berdat

TikTokers incentivam multidões de jovens à leitura na Bienal do Livro





Adolescentes e crianças, público frequente no retorno ao formato presencial do grande evento literário, concordam que influencers da nova rede social ajudaram no hábito de ler. Programação da grande festa literária tem muito mais atrações Conhecida como a nova plataforma do momento, o TikTok revolucionou a criação de conteúdo, devido à sua forma fluida e rápida de disseminação da informação. Através de vídeos com o limite de três minutos, o aplicativo inova com a sua recente onda de “Booktokers”. O termo é usado para denominar os novos influencers, que disponibilizam conteúdo voltado aos livros, como críticas, resenhas e sugestões. A nova febre tem sido destaque desde o início da pandemia e, agora, leva multidões ao processo de leitura na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento - que se estende até o próximo domingo (10), na Expo Center Norte - reúne 182 editoras do Brasil e reserva atenção especial para os fãs de Booktok. Denominando essa tendência como o “novo blog dos anos 2000”, a curadora da Bienal Diana Passy diz que nenhuma outra rede social tinha sido tão bem-sucedida quanto o TikTok para alavancar a venda e leitura de livros. Durante o evento, nomes como Karine Leôncio, Tiago Valente e Diana Sem Spoiler falaram nos painéis sobre criação de comunidades literárias nas redes sociais. “Nunca houve uma plataforma que alavancou tanto leitores e autores como o TikTok”, completa a curadora. Já para Rafael Ratz, booktuber e embaixador da Skeelo, a Bienal está sendo algo surpreendente, pelo público crescente que vem atraindo. “É curioso porque nunca foi desse jeito. Ver pessoas fazendo filas quilométricas para me ver ou pegar um autógrafo. ´É algo muito gratificante e único”. O influencer, que tem mais 300 mil seguidores nas mídias sociais, afirma que o ponto alto do evento é quando um leitor pede autógrafo em livros recomendados por ele. “O mais inusitado, é que eles viraram fã porque eu recomendei”, completa o Booktuber Outros influencers fizeram sua passagem pelo evento. Como o youtuber e autor Rezende, que falou sobre seu novo livro ao lado da co autora, Louise Sheeran, na Arena Cultural do evento. “Sempre faço algo para que os meus fãs se identifiquem ali. Apesar de sempre querer atrair novas pessoas, eu sei de onde meu público vem. Então poder despertar minha criatividade e levar jovens à leitura, é maravilhoso”, completa o escritor que esteve presente no segundo dia de evento para publicar seu novo livro.     A 26a Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Itaú Cultural, BIC, ZAP Imóveis, Tecnoset, AON, E.M.S, Suzano (Naming Right da Arena Cultural), Klabin, MVB e Submarino.

 

Para conferir a programação a completa da 26ª Bienal Internacional do Livro, acesse: https://www.bienaldolivrosp.com.br/ 

 

 

Serviço 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 02 a 10 de julho de 2022 Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h. Entrada no evento até as 21h. Sábados e domingos, das 10h às 22h. Dias 02, 03 e 09, entrada no evento até as 21h. Dia 10/07, entrada até as 19h.

 

Expo Center Norte  Rua José Bernardo Pinto, 333 | Vila Guilherme | São Paulo   www.bienaldolivrosp.com.br

 

Ingressos Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br   2ª feira a Domingo: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia entrada) Meia-entrada: Estudantes  Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingresso

A Credencial Plena do Sesc dá gratuidade no ingresso. Para isso, é obrigatória a apresentação da credencial válida e documento com foto, ficando limitado a 1 ingresso por pessoa.

 

Transfer gratuito Ônibus circularão com ida e volta ao Expo Center Norte a partir da estação Portuguesa-Tietê (Linha Norte-Sul) durante a semana e final de semana

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page